quinta-feira, 24 de março de 2011

RPG

"Role-playing game, também conhecido como RPG, é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.
Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo. Um RPG raramente tem ganhadores ou perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de outros jogos de tabuleiro, jogos de cartas, esportes, ou qualquer outro tipo de jogo. Como romances ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a imaginação, sem no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.
O RPG tem seu uso amplamente incentivado pelo Ministério da Educação como método de ensino. É usado para aguçar a cooperação mútua e o raciocínio lógico dos estudantes."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Role-playing_game

Que engraçado, pois quando eu era criança RPG era do diabo, jogado de noite em cemitérios e era baseado em rituais satânicos em que jogadores eram sacrificados. E agora o MEC aprova, vai entender?

Depois de ter ficado mais velha (meus velhos 11 anos, cof cof) e ter aprendido o que realmente significa RPG, é óbvio que eu me interessei (o fato de que meu namorado e os amigos jogam há muitos anos ajudou a intensificar o interesse de 2009 pra cá). Sendo fã de Tolkien e histórias medievais, Dungeons & Dragons me pareceu fascinante.
Depois de dois meses jogando com regularidade, descobri que, realmente, é muito divertido, até porque nosso mestre está "mestrando" uma aventura muito criativa e cativante, algo que eu adoraria encontrar em um bom livro. (Pode ficar se achando, Bruno)
O estilo da narrativa do jogo me lembra muito algo que eu e algumas amigas costumávamos fazer há uns anos, porém, nós fazíamos em formatos de textos. Combináva-mos um certo horário para um chat no msn, e lá escrevíamos histórias envolvendo as outras pessoas do chat, a maioria era baseada na ambientação de Hogwarts, pois éramos muito novas e não tínhamos habilidade com escrita, nem muita vontade, para ser bem sincera. Com o passar do tempo, algumas dessas garotas se tornaram ótimas escritoras, maduras o suficiente para criar suas próprias histórias e ambientes.
RPG acaba fazendo o mesmo, desenvolvendo a criatividade dos jogadores, e não o desejo de matança que os programas sensacionalistas de antigamente diziam. Finalmente o MEC acertou em alguma coisa. Depois de todos os fiascos dos últimos anos, achei que isso fosse impossível.

 O mestre.
 Wotan e Deyssaria
 Kalgara
Eles entraram no jogo agora e eu não sei como se escreve o nome de ambos.



É isso aí, com tempo de jogo, eu espero perder de vez a timidez e encarnar minha personagem direito, a história dela é tão boa que merece uma interpretação de acordo. :)

4 comentários:

  1. to doido pra jogar denovo >.<, adorei o post e o nome de rodolfo no rpg é brego... vulgo PREGO! e o de guto é Anser... pelo menos se pronuncia assim xD

    ResponderExcluir
  2. Quem sabe futuramente vcs encontrem sim essa história em um livro. Podem ser especulações futuras. hehe

    ResponderExcluir
  3. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah DDDD: lembra que tu queria entrar no nosso grupo de rpg? mas nunca marcávamos de fato? aaaaaaaaaaah que saudaaaaaaaade dessa época :~~~~~~
    no dia que eu for praí, posso jogar também? :D
    dels, que saudade absurda... eu sei que a gente tende a achar a nossa história, jogo, sempre melhor que do outro, mas neeenhum rpg vai superar o que eu jogava com os meninos que a gente usou a mundo de HP como base e jogamos por, sei lá, 3~4 anos? foram quatro gerações de personagens! aaaaaaaaaaaaaah Gabiiii, por que você inventou de escrever sobre isso?
    acho que este é o único momento de nossa amizade que estou sentindo uma pontadinha de raiva de você :PPPP
    beeeeijo ;~

    ResponderExcluir